Mensagens

Visita à Escola da Água III

Imagem
  Turma A do JI da EB N1 de Condeixa Hoje, visitámos a Escola da Água, na Arrifana. Ficam aqui algumas das coisas que vimos, ouvimos, registámos…   “A ÁGUA é importante porque sem água não há vida” “A ÁGUA serve para muitas coisas…   beber, lavar, regar, cozinhar… até as pedras e os tijolos não existiriam se não houvesse água!” “A ÁGUA consegue fazer desaparecer coisas!” (dissolução) “Os sapos são sapos e as rãs são rãs” “Fizemos festinhas a uma rã, ela é macia!” “Há lá um charco onde vivem muitos animais e plantas” “ A ÁGUA do charco parece suja, mas não está! Só fica suja se lá pusermos coisas que não são de lá! “As rãs vivem na água. Os sapos podem viver na terra.” Os animais do charco não fazem mal, eles são nossos amigos porque comem os insetos que nos picam!” “Aprendemos que dento do charco há outros animais e plantas. Até há uns que se chamam medusas (têm 7 cabeças!), outros que se chamam ciclopes (só têm 1 olho!), tritões, plantas carnívoras!” Agora, vamos

JI EB3 TURMA A

Imagem
 LIVROS COM CIÊNCIA - O HOMEM DE ÁGUA E SUA FONTE ( Biologia A água no nosso corpo) Alguém tinha deixado a torneira aberta. O dono da casa nunca mais voltou, ... a água, ao acumular-se, transbordar, derramar-se por todo o lado, fez nascer um homem, um homem alto, azul, transparente e cristalino…» Conta quem viu o homem de água que o confundiram com uma poça, com uma fonte. Outros assustaram-se. Houve, inclusivamente, quem tivesse chamado a polícia ou quem o tivesse perseguido. Por onde passava, o homem de água deixava um rasto. ..   O livro contém um código QR que permite que os leitores acedam a uma animação audiovisual realizada pelo estúdio Earth Design Works, da Coreia.   MUITO APRENDEMOS SOBRE A ÁGUA COM ESTE LIVRO:   1- A ÁGUA É UM LÍQUIDO POR ISSO ADAPTA-SE AO LOCAL ONDE ESTÁ, QUANDO PODE SAIR ESPALHA-SE , INFILTRA-SE, ALAGA E TRANSBORDA... 2- A ÁGUA TÃO PRECIOSA É POR VEZES INDESEJADA, EXCESSIVA , INCÓMODA... 3- FALEMOS DAS INUNDAÇÕES QUE ACONTECERAM AINDA HÁ PO

JI EB3 TURMA A

Imagem
Livros com ciência – AS LÁGRIMAS DO MALMEQUER  ( BIOLOGIA)  CLICAR NA IMAGEM 🔽        

Programação e Robótica

Imagem
         Atividades EB1 de Ega Recebemos nas escolas da Ega dois professores da Softciências que vieram realizar connosco atividades de programação e robótica. Primeiro aprendemos como se programa sem usar o computador. Depois usamos os nossos conhecimentos para programar robôs. Fizemos uns jogos muito divertidos e adoramos ver os robôs a cumprir as nossas ordens.           Atividades EB1 de Sebal  No dia 12 de Janeiro, a turma B da EB1 de Sebal contou com a presença dos colaboradores da Softciencias para nos darem a conhecer a programação o Makey Makey e Microbit. Os alunos trabalharam com entusiasmo e ficaram incrédulos com as potencialidades destes dois sistemas. 

Buracas do Casmilo

Imagem
Vale das Buracas do Casmilo – Um lugar único e (quase) secreto no Centro de Portugal   Lugar invulgar Este local tem grande interesse geológico. O vale das Buracas do Casmilo merece destaque. A sua riqueza é tão singular que consegue atrair a atenção de muitos estudiosos. Pessoas interessadas em fenómenos naturais escolhem visitar o vale das Buracas do Casmilo, de forma a ficarem a saber mais sobre este lugar invulgar que tem ainda a vantagem de ser verdadeiramente deslumbrante. As buracas Esta é uma região com pouca água, sendo comum as superfícies secas. Essas caraterísticas invulgares interferem de forma significativa no tipo de fauna e flora deste local. Nesta zona, é possível encontrar vários abrigos rochosos (são as chamadas “buracas”). Estes abrigos rochosos impressionam pela imponência e dimensão que apresentam. O vale das Buracas do Casmilo apresenta abrigos rochosos cujos buracos apresentam dimensões superiores a 10m de diâmetro e a 5m de profundidade! O fenómeno geológico As

Sala sede do Clube Ciência Viva SICÓnautas Exploradores de Sicó

Imagem
Sala sede do Clube Ciência Viva SICÓnautas Exploradores de Sicó  - Pré-escolar e 1°Ciclo (à espera de ser apetrechada)

Experiências 2º C-EBN3

Imagem
 Os Exploradores do Mistério Quente e Frio Questão- problema – O que pode influenciar a sensação do quente e do frio? Material: 3 recipientes de vidro; 1 l de água morna; 1 l de água quente; 1 l de água com cubos de gelo; termómetro; recipiente graduado Realização: identificar os 3 recipientes com letras A, B e C; misturar a água quente com meio litro de água morna, no recipiente A. No recipiente B colocar 1 l de água quente; no recipiente C colocar a água com os cubos de gelo; Registar a temperatura numa tabela. Previsão: O que vou sentir? Verificação: colocar as mãos em cada recipiente e sentir a temperatura a água; preencher a tabela. Conclusão: A sensação de quente e frio depende da temperatura a que está mão. O sentido utilizado para sentir o quente, frio e morno foi o tato. Adorámos fazer esta experiência. Gostamos imenso de estar na sala do Ciência Viva. A explorar aprendemos sempre mais!                                                                    Janeiro