Como é feito o transporte da água na planta? - Em que sentido a água se movimenta na planta?

 “Os exploradores do mistério” – 2.º C da EBN.º3 de Condeixa-a-Nova

Experiência

- Como é feito o transporte da água na planta?

- Em que sentido a água se movimenta na planta?


Estás preparado para uma experiência muito divertida? Hoje vais aprender como mudar a cor das plantas, como por magia.

As plantas são constituídas por: raiz, caule, folha e flor. Para esta experiência só não vais precisar da raiz.

 

Material:

- flores brancas

- recipientes de vidro

- corante alimentar (várias cores)

- água

- tesoura

- caneta de acetato

 

Procedimentos:

 

- Dissolve o corante de cada cor nos diferentes recipientes;

- Com a tesoura corta um pedacinho do caule da planta;

- Coloca uma flor em cada recipiente com corante diferente;

- Marca com uma caneta de acetato, o nível onde ficou a água;

- Aguarda alguns dias e verifica o resultado e o nível da água no recipiente.

- Regista as tuas observações.

 

Conclusão:

Qual foi o resultado? De que cor ficaram as flores após esses dias?

 

Conforme o tempo foi passando as pétalas adquiriram novas cores, de acordo com o corante.

Verificámos também que o nível da água baixou, o que significa que a planta bebeu água.

O transporte da seiva faz-se desde a raiz e percorre toda a planta, através dos canais condutores, para a alimentar. Quando temos flores que foram cortadas, como neste caso, temos de as colocar em água, e conseguem manter-se bonitas alguns dias, pois vão sendo alimentadas por essa água. Nesta experiência usamos corante alimentar para tingir a água e verificar como a planta se transforma com os ingredientes que a alimentam.

Se pretendermos que as pétalas fiquem com uma cor mais viva, basta aumentar a concentração do corante alimentar.

A explicação para o que aconteceu é muito simples: a água percorre a planta desde o caule até às pétalas. Como a água é colorida, as pétalas vão absorvê-la, tornando-se da cor do corante.

    

           



Comentários

Mensagens populares deste blogue

EXPERIÊNCIA-O QUE É O AR? /JIEB3 de Condeixa Turma B