Mensagens

EXPERIÊNCIA-O QUE É O AR? /JIEB3 de Condeixa Turma B

Imagem
O que é o ar? Onde está? É visível? Tem forma? Tem cheiro? Tem força? Conversámos em grupo e fomos à descoberta. Fizemos experiências e registámos: 1ªCopo seco com papel amachucado no fundo do copo,  mergulhar rapidamente o copo,  com a base para cima, dentro de uma taça com água.  A água entrou dentro do copo? O papel ficou molhado?                                            2ªGarrafa de plástico sem a base,  com balão no gargalo,  mergulhar rapidamente a garrafa,  com o gargalo para cima, na taça com água.  O que acontece ao balão?                            3ªEncher um balão sem dar o nó na ponta.  Porque é que o balão cheio não cai na vertical quando o largamos? 4ªEncher 2 balões (um mais cheio do que o outro).  Qual o balão mais pesado?      ...

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA EBN3-BRINCAR COM CIÊNCIA

Imagem
  DIA MUNDIAL DA CRIANÇA BRINCAR COM A CIÊNCIA LOCAL: TELHEIROS ESTAÇÃO   1 (1º A, B,C) – Pega Monstros, lâmpada de lava, Caixas sensoriais   ESTAÇÃO 2   ( 2º A, B, C e D) – Ar tem peso, Ar aquecido, Ar ocupa espaço, Ar existe   ESTAÇÃO 3 ( 3.ºA e 3ºB) - Cientistas com Pinta   ESTAÇÃO 4 – (4.º A e 4ºB) – Vulcão e Pressão Atmosférica   1 - A Atividade, Brincar com a Ciência, teve o seu desenvolvimento a partir das 9.15h, no exterior mais concretamente nos   telheiros. 2- CADA ESTAÇÃO 1, 2, 3 e 4 teve um espaço próprio com mesas para que os alunos e professores possam desenvolver as suas iniciativas e partilhar as suas   atividades. 3- Reinou a imaginação dos alunos e professores nas brincadeiras com a Ciência. TODOS   Brincámos com coisas sérias!               

Os Exploradores do mistério – turma do 2.º C da EBN3 de Condeixa-a-Nova

Imagem
Hoje, dia 29 de maio, os alunos do 2.º C realizaram mais uma experiência na sala do Ciência Viva.  Questão – problema - Provar a existência do ar.  Material – seringas; tina com água; imagens (observar a natureza); balões  Previsão – “A seringa não tem lá nada”; “A seringa deve ter ar” …  Procedimento : - Iniciámos com observação de imagens sobre o efeito do ar na nossa roupa, no cabelo, na nossa face, nos ramos e folhagens, nas ondas do mar e a sua espuma branca, nas velas dos barcos… enfim, em muitas situações do dia-a-dia. - Fechamos todos os olhos e a professora empurrou o êmbolo sentimos o ar na nossa face. - Experimentamos empurrar o êmbolo tapando a abertura da seringa e não o conseguimos empurrar até ao fim da seringa. - Foi engraçado empurrar o êmbolo dentro de uma tina com água e vermos surgir as bolhinhas de ar.- Depois enchemos um balão e percebemos que estava cheio de ar.  Conclusão : Na sala verificamos que o ar se encontra em todo o lado. Não o...

DIA NACIONAL DOS CIENTISTAS-16 de maio

Imagem
CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS ATIVIDADES ONLINE   https://aulamaisoc.blogspot.com/2023/05/dia-nacional-dos-cientistas-16-de-maio.html

Como é feito o transporte da água na planta? - Em que sentido a água se movimenta na planta?

Imagem
  “Os exploradores do mistério” – 2.º C da EBN.º3 de Condeixa-a-Nova Experiência - Como é feito o transporte da água na planta? - Em que sentido a água se movimenta na planta? Estás preparado para uma experiência muito divertida? Hoje vais aprender como mudar a cor das plantas, como por magia. As plantas são constituídas por: raiz, caule, folha e flor. Para esta experiência só não vais precisar da raiz.   Material: - flores brancas - recipientes de vidro - corante alimentar (várias cores) - água - tesoura - caneta de acetato   Procedimentos:   - Dissolve o corante de cada cor nos diferentes recipientes; - Com a tesoura corta um pedacinho do caule da planta; - Coloca uma flor em cada recipiente com corante diferente; - Marca com uma caneta de acetato, o nível onde ficou a água; - Aguarda alguns dias e verifica o resultado e o nível da água no recipiente. - Regista as tuas observações.   Conclusão: Qual foi o resultado? De que cor ficaram as flores após esses dias...

Experiência "Como derreter plástico e fazer arte reciclável?"

Imagem
  “Os exploradores do mistério” – 2.º C da EBN.º3 de Condeixa-a-Nova A reciclagem de plástico é uma excelente forma de proteger o planeta Terra.No entanto, isso não significa necessariamente levar plásticos para um centro de reciclagem. O plástico também pode ser reutilizado para fazer arte. Fazendo arte reciclável com plástico derretido podemo-nos divertir e manter gases nocivos fora da atmosfera. Derreter plástico é fácil, desde que tenhamos os materiais necessários.   Experiência - Como derreter plástico para fazer arte reciclável? Material: - garrafas de plástico - calor de bico de fogão aceso - tesoura   Procedimentos: - Recortar o fundo da garrafa com uma tesoura - Recortar pétalas ao longo da garrafa - Com o bico do fogão aceso, segurar com uma espátula o bocal da garrafa e colocar em cima da fonte de calor durante 2 segundos - Retirar rapidamente da fonte de calor e dar a forma às pétalas - Pintar e formar diferenciadas flores - Uti...

CIÊNCIA EM CASA

Imagem

JI EB3 TURMA B

As ciências atrás das artes Siconautas A água Ler mais publicações no Calaméo

Visita à Escola da Água III

Imagem
  Turma A do JI da EB N1 de Condeixa Hoje, visitámos a Escola da Água, na Arrifana. Ficam aqui algumas das coisas que vimos, ouvimos, registámos…   “A ÁGUA é importante porque sem água não há vida” “A ÁGUA serve para muitas coisas…   beber, lavar, regar, cozinhar… até as pedras e os tijolos não existiriam se não houvesse água!” “A ÁGUA consegue fazer desaparecer coisas!” (dissolução) “Os sapos são sapos e as rãs são rãs” “Fizemos festinhas a uma rã, ela é macia!” “Há lá um charco onde vivem muitos animais e plantas” “ A ÁGUA do charco parece suja, mas não está! Só fica suja se lá pusermos coisas que não são de lá! “As rãs vivem na água. Os sapos podem viver na terra.” Os animais do charco não fazem mal, eles são nossos amigos porque comem os insetos que nos picam!” “Aprendemos que dento do charco há outros animais e plantas. Até há uns que se chamam medusas (têm 7 cabeças!), outros que se chamam ciclopes (só têm 1 olho!), tritões, plantas carnívoras!” ...

JI EB3 TURMA A

Imagem
 LIVROS COM CIÊNCIA - O HOMEM DE ÁGUA E SUA FONTE ( Biologia A água no nosso corpo) Alguém tinha deixado a torneira aberta. O dono da casa nunca mais voltou, ... a água, ao acumular-se, transbordar, derramar-se por todo o lado, fez nascer um homem, um homem alto, azul, transparente e cristalino…» Conta quem viu o homem de água que o confundiram com uma poça, com uma fonte. Outros assustaram-se. Houve, inclusivamente, quem tivesse chamado a polícia ou quem o tivesse perseguido. Por onde passava, o homem de água deixava um rasto. ..   O livro contém um código QR que permite que os leitores acedam a uma animação audiovisual realizada pelo estúdio Earth Design Works, da Coreia.   MUITO APRENDEMOS SOBRE A ÁGUA COM ESTE LIVRO:   1- A ÁGUA É UM LÍQUIDO POR ISSO ADAPTA-SE AO LOCAL ONDE ESTÁ, QUANDO PODE SAIR ESPALHA-SE , INFILTRA-SE, ALAGA E TRANSBORDA... 2- A ÁGUA TÃO PRECIOSA É POR VEZES INDESEJADA, EXCESSIVA , INCÓMODA... 3- FALEMOS DAS INUNDAÇÕES QUE ACON...